Obama designa Arne Duncan secretário de Educação de seu governo

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, designou nesta terça-feira como futuro secretário da Educação (corresponde ao nosso cargo de ministro) o diretor do terceiro maior distrito escolar dos EUA, as Escolas Públicas de Chicago, Arne Duncan, 44 anos. Amigo de longa data de Obama, Duncan é considerado um visionário e reformista que não tem medo de correr riscos.

AFP |

Obama, que tomará posse no dia 20 de janeiro, recordou que o resgate do sistema nacional de ensino esteve no centro de sua campanha eleitoral, num momento em que os estudantes americanos não brilham nas classificações internacionais.

Barack Obama, que na juventude jogava basquetebol com Arne Duncan, afirmou também que o pedagogo irá lutar para melhorar a qualidade dos professores e das escolas.

No entender de Obama, o esforço a longo prazo para mudar o país vai começar com as escolas nacionais.

"A longo prazo, o caminho para o trabalho e para o crescimento começa aqui mesmo, nas escolas da América e nas salas de aula da América", disse Obama, ao lado de Duncan, no campo de basquetebol de uma escola primária de Chicago.

Duncan é presidente das Escolas Públicas de Chicago desde 2001. Já atuou como capitão da equipe de basquetebol da Universidade de Harvard; jogou profissionalmente na Austrália depois de ter-se licenciado. Regressou a Chicago em 1992 para dirigir o programa destinado a criar oportunidades para as crianças carentes da zona sul de Chicago.

jit/bar/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG