Obama desembarca na França para reunião de cúpula da Otan

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, desembarcou nesta sexta-feira em Estrasburgo, leste da França, onde se reunirá com o colega francês, Nicolas Sarkozy, antes de participar na reunião de cúpula de 60 anos da Otan.

AFP |

Depois da visita a Londres para a reunião do G20, Obama, acompanhado da esposa Michelle, será recebido em Estrasburgo pelo casal presidencial francês, Nicolas Sarkozy e Carla Bruni.

Os dois chefes de Estado terão seu primeiro encontro bilateral, no qual abordarão temas como o Afeganistão, o futuro da Otan e o fechamento do centro de detenção de Guantánamo.

As primeiras-damas também terão uma reunião.

Depois de um almoço entre os casais, Obama participará em uma sessão de perguntas e respostas com entre 3.000 e 4.000 pessoas, em sua maioria jovens, reunidas em uma sala de espetáculos de Estrasburgo.

Em seguida, o presidente americano viajará a Baden Baden, oeste da Alemanha, para uma reunião bilateral com a chanceler alemã, Angela Merkel, antes de um jantar com os 28 chefes de Estado e de Governo da Otan, reunidos para a cúpula de 60 anos da Aliança Atlântica.

A reunião da Otan prosseguirá no sábado com as deliberações centradas na nova estratégia de Washington para o Afeganistão.

A primeira visita a França de Obama como presidente dos Estados Unidos acontece em meio a um rígido esquema de segurança. Vários bairros de Estrasburgo foram fechados pela polícia francesa, que na quinta-feira enfrentou 3.000 manifestantes e prendeu 300 pessoas.

prh/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG