Obama decidirá nos próximos dias se envia mais tropas ao Afeganistão

Washington, 10 fev (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, tomará nos próximos dias uma decisão sobre o envio de mais tropas ao Afeganistão, afirmou hoje o secretário de Defesa, Robert Gates.

EFE |

Obama, que durante a campanha eleitoral se declarou a favor do aumento da presença militar dos Estados Unidos no Afeganistão, pediu aos comandantes militares uma revisão na estratégia americana no país asiático.

"As opções que (o presidente) tem diante de si lhe permitem diferentes possibilidades"; por exemplo, na hora de decidir o ritmo do aumento das tropas posicionadas em solo afegão, disse Gates numa entrevista coletiva no Pentágono.

Atualmente, os EUA mantêm cerca de 35 mil soldados no país asiático, mas os comandantes americanos querem mais 14 mil militares.

"Acho que (o presidente) tomará essas decisões provavelmente no nos próximos dias", declarou o secretário de Defesa, o único membro do gabinete do ex-presidente George W. Bush convidado para integrar o Governo de Obama.

"É a primeira vez que o presidente recebeu um pedido para enviar um grande número de soldados ao exterior, e me parece inteiramente apropriado que haja uma atitude de reflexão ponderada e de deliberação para a tomada dessa decisão", acrescentou. EFE mv/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG