Obama decidirá em breve envio tropas ao Afeganistão, diz Casa Branca

Washington, 16 fev (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, decidirá em pouco tempo sobre o envio de tropas adicionais ao Afeganistão, disse hoje o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs.

EFE |

"Não acredito que seja uma decisão que será tomada em semanas", disse Gibbs a bordo do avião presidencial Air Force One, no qual Obama viaja com sua família após passar o fim de semana em Chicago.

Gibbs lembrou que o Governo está revisando a situação no Afeganistão e que o presidente trabalhou com seus assessores, com altos comandantes militares e com membros de sua equipe de assuntos exteriores para traçar o futuro da estratégia no país.

O general David McKiernan, chefe das tropas da Otan no Afeganistão, pediu pelo menos 20 mil soldados a mais para esse país, onde os EUA têm atualmente 34 mil militares.

McKiernan reiterou que precisa de mais forças de combate e tropas de apoio para enfraquecer a insurgência talibã, que ganhou força no leste do país.

O secretário de Defesa americano, Robert Gates, disse que os Estados Unidos duplicarão o número de militares no Afeganistão. EFE elv/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG