Obama dá voto de confiança ao chairman do Fed

Por Caren Bohan CHICAGO (Reuters) - O candidato à Presidência dos Estados Unidos Barack Obama deu um voto de confiança ao chairman do Federal Reserve, Ben Bernanke, ao afirmar que ele tomou algumas boas decisões em circunstâncias difíceis.

Reuters |

'Acho que algumas das decisões que ele tomou foram as corretas', disse o candidato democrata à Reuters em uma entrevista no sábado à noite.

Em uma medida criticada por alguns, o Fed saiu em resgate ao banco de investimento Bear Stearns ao ajudá-lo durante sua compra pelo J.P. Morgan Chase.

O Fed e o Tesouro também ofereceram ajuda econômica aos gigantes de hipotecas Fannie Mae e Freddie Mac.

Em meio a um colapso do mercado de habitação e problemas financeiros, as medidas marcam uma expansão do papel do Fed no sistema financeiro, o que deixou alguns cautelosos.

Mas Obama, falando durante um vôo para Chicago ao retornar de uma viagem por sete países, afirmou que não quer questionar o banco central.

'Acho que é muito difícil questionar cada decisão que foi tomada porque essa é uma economia enorme e complexa, e o Fed é apenas um protagonista entre vários que têm enorme influência na economia dos EUA', disse Obama, que competirá contra o republicano John McCain na eleição de novembro.

O mandato de Bernanke como chefe do banco central norte-americano acaba em janeiro de 2010, e o próximo presidente decidirá se o indicará para mais um mandato.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG