provocativo da Coreia do Norte - Mundo - iG" /

Obama critica comportamento provocativo da Coreia do Norte

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou nesta quarta-feira que Pyongyang tem que suspender seu programa nuclear e parar com seu comportamento provocativo.

AFP |

"Dissemos aos norte-coreanos que existe um caminho para melhores relações, desde que suspendam o desenvolvimento de armas nucleares e parem com o comportamento provocativo que têm mostrado até agora", afirmou Obama.

"Queremos o bem do povo norte-coreano, só queremos garantir que a Coreia do Norte atue dentro das regras básicas da comunidade internacional", acrescentou o presidente em entrevista concedida ao canal americano MSNBC em Indiana (norte dos EUA).

Obama também reiterou que a missão do ex-presidente Bill Clinton à Coreia do Norte para obter a libertação das duas jornalistas americanas presas desde março no país comunista foi uma iniciativa estritamente privada, que não pode ser considerada como um alívio da pressão diplomática sobre o regime de Pyongyang.

"Sempre fomos claros sobre o fato de que (a viagem de Clinton) foi uma missão humanitária", insistiu o presidente, pouco depois da chegada aos Estados Unidos das jornalistas Euna Lee e Laura Ling.

col/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG