Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Obama cria organismo para promover recuperação econômica dos EUA

WASHINGTON - O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou nesta quarta-feira a criação de um novo organismo, o Conselho Assessor para a Recuperação Econômica, encarregado de supervisionar a implementação e o cumprimento das medidas para combater a crise financeira.

Redação com agências internacionais |

 

Na terceira entrevista coletiva concedida em três dias, Obama ressaltou que o novo organismo será liderado pelo ex-presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano) Paul Volcker.

A missão do novo conselho não substituirá o papel do Departamento do Tesouro e outras agências, mas dará a Obama um fórum oficial para obter assessoria de fora do governo e à parte dos canais burocráticos normais.

Outros nomes da equipe econômica

Na terça-feira, o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou que o economista Peter Orszag será o diretor de Orçamento de sua administração. Atualmente, Orszag é o diretor Escritório de Orçamento do Congresso (CBO, sigla em inglês).

No começo da semana, Obama confirmou que Timothy Geithner, de 47 anos, será o secretário do Tesouro de Barack Obama, tendo como prioridade supervisionar o ambicioso plano de resgate da economia americana. "Ele vai trazer uma visão única sobre a falha dos mercados e trará as ações necessárias para consertá-lo", afirmou o democrata.

Geithner, um defensor do livre mercado e do equilíbrio orçamentário, substituirá Henry Paulson, o atual secretário do Tesouro e ex-presidente do banco americano Goldman Sachs.

Leia mais sobre Obama

Leia tudo sobre: obama

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG