Obama cria conselho dedicado a políticas para mulheres

Washington, 11 mar (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assinou hoje uma ordem executiva para criar um conselho na Casa Branca que será dedicado à política para as mulheres.

EFE |

Em um ato no Salão Leste, Obama afirmou que a missão do Conselho da Casa Branca para as Mulheres e as Meninas será coordenar a resposta federal na política em direção a essas representantes do sexo feminino.

Outro objetivo será garantir que os organismos governamentais levem em conta o impacto de seus programas nas mulheres e nas famílias.

O Conselho estará presidido pela assessora presidencial Valerie Jarrett, uma das principais confidentes de Obama, que terá como número dois Tina Tchen, diretora do Escritório de Contato Público da Casa Branca.

Entre os membros do conselho também estão representantes dos organismos federais.

Obama afirmou que o objetivo do novo órgão é "garantir que as mulheres e as meninas americanas sejam tratadas de forma justa em todos os assuntos de política pública".

"Quero deixar claro que questões como a igualdade salarial, as autorizações para assuntos familiares, o cuidado infantil e outros assuntos não são somente problemas das mulheres, são questões familiares e econômicas", afirmou Obama.

O presidente ressaltou que "nosso progresso nessas áreas será uma medida importante de como cumprimos a promessa de democracia para todos".

Entre outras, as metas do Conselho no primeiro ano serão melhorar a segurança econômica das mulheres, lutar contra a violência de gênero e fomentar a saúde feminina, informou a Casa Branca. EFE mv/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG