Obama cria agência para apoiar projetos de assistência social

Washington, 5 fev (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, criou hoje uma agência da Casa Branca semelhante à implantada por seu antecessor, George W.

EFE |

Bush, e que funciona como um elo com grupos religiosos para a assistência social.

Trata-se do Escritório da Casa Branca para as Associações com Grupos de Fé e Vizinhança. A anterior, criada por Bush através de um decreto quando chegou à Presidência, em janeiro de 2001, se chamava Escritório da Casa Branca de Iniciativas de Fé e Comunidade.

"Em dias e semanas recentes, falou-se muito sobre o papel que nosso Governo deveria desempenhar nesta emergência econômica", disse Obama. "E isso está certo, porque há muito que o Governo pode e deve fazer para ajudar às pessoas necessitadas".

"Mas, por mais dinheiro que invistamos, ou por mais cuidadosos que sejamos na elaboração de nossas políticas, a mudança buscada pelos americanos não virá somente do Governo", acrescentou. "Há uma força para o bem que é maior que o Governo".

A Casa Branca explicou que o novo escritório "será um recurso para organizações comunitárias e sem fins lucrativos, seculares e religiosos, que busquem ter um impacto maior em suas comunidades".

Obama escolheu para dirigir o escritório Joshua DuBois, que já foi diretor de Assuntos Religiosos na campanha eleitoral.

Entre os membros da direção do órgão estão Arturo Chávez, presidente do Centro Cultural Mexicano Americano em San Antonio, Texas, e Jim Wallis, diretor-executivo do grupo ativista católico Sojourners, de Washington DC. EFE jab/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG