importante avanço na questão climática - Mundo - iG" /

Obama: Copenhague é importante avanço na questão climática

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse no sábado que o acordo climático internacional alcançado em Copenhague foi um importante avanço, mas destacou que este era apenas um passo adiante no controle das emissões de carbono mundiais. Pela primeira vez na história, todas as maiores economias se reuniram para aceitar sua responsabilidade sobre a ameaça das mudanças climáticas, Obama disse num comunicado depois de retornar da capital dinamarquesa.

Reuters |

As negociações climáticas da ONU acabaram com um resultado considerado o mínimo aceitável e que deixou muito a desejar em relação às metas originais da conferência. Longas negociações não conseguiram acabar com os desentendimentos entre os países ricos e nações em desenvolvimento.

Obama, que chegou a um acordo no último momento com a China, a Índia, o Brasil e a África do Sul, conseguiu evitar voltar para casa de mãos vazias. Contudo, ele admitiu que as negociações foram difíceis.

"Depois de negociações extremamente difíceis e complexas, esse importante avanço criou a base para uma ação internacional nos próximos anos," disse ele, falando da Casa Branca ao mesmo tempo que uma tempestade de neve cobria Washington.

(Reportagem por Alister Bull)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG