Obama convoca grandes economias para fórum sobre energia e clima

Washington, 28 mar (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, convocou representantes das maiores economias do mundo para o fórum sobre energia e clima que acontecerá em Washington nos dias 27 e 28 de abril, informou hoje a Casa Branca.

EFE |

Um comunicado da Presidência diz que Obama quer "gerar a liderança política necessária" para que se alcance um pacto internacional que reduza as emissões dos gases causadores do efeito estufo.

Representantes de 16 países, fora os EUA, participarão de uma sessão preparatória no Departamento de Estado americano no fim de abril, a qual "culminará com um Fórum de Governantes das Maiores Economias", que acontecerá em junho, na Itália, e terá como anfitrião o primeiro-ministro Silvio Berlusconi.

"O Fórum das Maiores Economias facilitará uma discussão franca entre países-chave, desenvolvidos e em desenvolvimento, para que se chegue a um resultado bem-sucedido nas negociações das Nações Unidas sobre a mudança climática que acontecerão em dezembro em Copenhague", destaca o comunicado.

As 17 maiores economias, segundo o comunicado, são Brasil, Austrália, Canadá, China, União Europeia, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, Coreia do Sul, México, Rússia, África do Sul, Reino Unido e Estados Unidos.

A Dinamarca, como presidente da conferência das Nações Unidas sobre mudança climática, e a ONU também estão convidadas. EFE jab/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG