Obama conversará com rei saudita sobre alta do preço do petróleo

Washington, 28 mai (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, abordará a alta dos preços do petróleo das últimas semanas com o rei Abdullah da Arábia Saudita na visita a Riad na próxima semana.

EFE |

A afirmação foi feita pelo governante americano hoje em entrevista após se reunir com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, para tratar sobre o processo de paz no Oriente Médio.

Obama afirmou que à Arábia Saudita não convém fortes altas dos preços do petróleo.

"Acho que não convém à Arábia Saudita ter uma situação na qual nossa economia esteja constantemente alterada por marcadas altas nos preços da energia", ressaltou o presidente americano.

Obama, que já se reuniu com Abdullah em abril fora da cúpula do Grupo dos Vinte (G20, que inclui as nações mais ricas e principais emergentes) em Londres, deve ir a Riad no dia 3, ao começo de uma viagem que o levará também a Egito, Alemanha e França.

Na reunião com o rei saudita, explicou Obama, também deixará claro que é necessário que os Estados Unidos se tornem independentes em relação ao petróleo, porque isso beneficiará o meio ambiente.

"Serei muito franco com o rei Abdullah, com quem desenvolvi uma boa relação, para dizer que nossa necessidade de importar petróleo não vai desaparecer no futuro imediato", disse Obama, mas assegurou que, ao mesmo tempo, buscará diversificar as provisões de energia, algo que a própria Arábia Saudita também começou a pedir. EFE mv/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG