Obama conversa sobre eleições com líderes iraquianos

Washington, 2 fev (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, conversou hoje com seu colega iraquiano, Jalal Talabani, e o primeiro-ministro, Nouri al-Maliki, sobre as eleições provinciais que aconteceram neste sábado com sucesso no país árabe.

EFE |

Em sua entrevista coletiva diária, o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, se limitou a informar sobre a ligação telefônica, sem fornecer mais detalhes do conteúdo da conversa.

No fim de semana, Obama afirmou que o pleito provincial representou "um passo importante" no processo para que o Iraque se responsabilize por seu futuro.

Em entrevista concedida ontem à emissora de TV "NBC", o presidente americano indicou ainda que o êxito dessas eleições representa mais um passo para que um número grande de soldados dos EUA destacados no Iraque possa retornar neste mesmo ano.

"Estamos em uma posição para começar a depositar mais responsabilidades sobre os iraquianos, e essa é a boa notícia não só para as tropas mas para suas famílias, que carregam um enorme peso", declarou.

Desde sua chegada à Casa Branca, Obama pediu uma revisão da estratégia no Iraque para permitir a saída "responsável" dos soldados americanos, atualmente cerca de 142.000 no país árabe.

O Governo do presidente George W. Bush assinou no ano passado um acordo com o Iraque para a permanência das tropas dos EUA até 2011.

EFE mv/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG