Obama conversa por telefone com dirigentes turcos

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ligou nesta segunda-feira para o presidente turco, Abdulá Gul, e o primeiro-ministro, Recep Tayip Erdogan, com que teve uma conversa amigável e produtiva, informou a Casa Branca em um comunicado.

AFP |

Obama e os líderes turcos falaram sobre o Iraque, sobre a necessidade de trabalharem juntos para conseguir a paz no Oriente Médio, e ainda sobre a revisão da estratégia americana no Afeganistão e Paquistão, segundo o comunicado.

"O presidente (Obama) destacou a importância da aliança entre os Estados Unidos e a Turquia, e afirmou que está impaciente para começar a trabalhar com o presidente Gul e o primeiro-ministro Erdogan, em cima de uma ampla agenda de interesses mútuos", indicou a Casa Branca.

"O presidente expressou seu desejo de reforçar as relações turco-americanas e de trabalhar lado a lado de forma eficaz no seio da Otan", acrescentou a nota.

O telefonema de Obama acontece depois de uma visita do presidente turco a Moscou, com o objetivo de reaproximar os laços de seu país com a Rússia, apesar das rivalidades históricas entre ambos.

col/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG