heroico trabalho de Calderón contra narcotráfico - Mundo - iG" /

Obama considera heroico trabalho de Calderón contra narcotráfico

Washington, 16 abr (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, qualificou hoje de heroico o esforço liderado pelo chefe de Estado mexicano, Felipe Calderón, para acabar com as organizações de tráfico de drogas.

EFE |

"O México não só é nosso vizinho e um de nossos parceiros comerciais principais, mas somos parceiros em uma aliança para a melhora da vida de nossos povos", disse Obama, em entrevistas à televisão hoje antes de viajar ao México, de onde se dirigirá a Trinidad e Tobago para a Cúpula das Américas.

O presidente Calderón fez um "trabalho excelente, heroico", ao enfrentar o sério problema dos cartéis de drogas, disse Obama, que destacou o compromisso dos EUA em colaborar através da Iniciativa Mérida.

"Meu plano de orçamento aumenta em 50% o investimento dos Estados Unidos no plano regional de combate ao tráfico de drogas e de armas", disse Obama.

"Também inclui a oferta de helicópteros Blackhawk ao México para a luta contra as organizações criminosas", disse.

"O México atuou com grande seriedade nestes esforços", afirmou o presidente americano, acrescentando que "os EUA continuarão a aliança para alcançar os objetivos comuns, para elevar a renda de nossos povos e para que haja melhores oportunidades econômicas dos dois lados da fronteira", disse Obama.

O Governo de Obama anunciou na quarta-feira a inclusão de três organizações criminosas do México em sua lista de entidades e indivíduos sujeitos a sanções econômicas, o que permite que as autoridades dos EUA interfiram nas transações financeiras dos sancionados. EFE jab/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG