Obama considera eleições afegãs bem-sucedidas, apesar da violência

Washington, 20 ago (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse hoje que as eleições presidenciais realizadas hoje no Afeganistão parecem ter sido bem-sucedidas, apesar das tentativas dos talibãs de atrapalhar o processo.

EFE |

A Casa Branca destacou que a participação eleitoral afegã tinha sido alta, apesar das ameaças de violência.

"Tivemos a que parece ter sido uma eleição bem-sucedida no Afeganistão, apesar das tentativas dos talibãs de perturbar" o processo, afirmou hoje Obama em entrevista por rádio com o comentarista conservador da Filadélfia Michael Smerconish.

Milhões de afegãos foram hoje às urnas no Afeganistão, onde ocorreram somente alguns incidentes isolados.

Em linha com o que disse na segunda-feira em discurso perante veteranos de guerra, Obama informou que o conflito no Afeganistão "demorará algum tempo" e ressaltou em que o importante é concluir a tarefa começada no país.

Em março os Estados Unidos anunciaram uma nova estratégia para o país, que tem como objetivo combater o grupo terrorista Al Qaeda e seus aliados extremistas no Afeganistão e no vizinho Paquistão.

O porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, insistiu hoje nesse objetivo, ao lembrar que os Estados Unidos mantêm para o futuro seu objetivo de "derrotar a Al Qaeda e seus aliados terroristas". EFE tb/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG