Obama confirma Geithner no Tesouro e Summers no Conselho Econômico

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, nomeou nesta segunda-feira o presidente do Federal Reserve de Nova York, Timothy Geithner, para o cargo de secretário do Tesouro em seu futuro governo, e Lawrence Summers, como diretor do Conselho Econômico Nacional, de acordo com comunicado divulgado pelo democrata.

AFP |

Timothy Geithner, de 47 anos, que também é vice-presidente do comitê de Política Monetária do Federal Reserve americano (FED, o Banco Central americano) e assumirá as rédeas da 1ª economia mundial em tempos de forte crise, é um funcionário brilhante, mas discreto, que conhece muito bem o Tesouro, departamento no qual construiu a maior parte de sua carreira.

Esse especialista em mercados financeiros é um dos principais responsáveis das medidas tomadas pelo FED para reativar a economia nacional, sobretudo, com o plano de resgate dos bancos, que ele deverá administrar.

Lawrence Summers, de 53, ex-secretário do Tesouro na gestão Bill Clinton, será diretor do Conselho Econômico Nacional, assumindo o papel de principal assessor econômico do presidente, com a tarefa de coordenar a política do governo Obama.

emp/tt

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG