Obama conclui seu gabinete com nomeações para Trabalho e Comércio

O presidente eleito Barack Obama encerra nesta sexta-feira a formação de seu gabinente, anunciando a designicação de Hilda Solis para o posto de secretária do Trabalho e de Ron Kirk para representante americano do Comércio, segundo o Washington Post.

AFP |

Obama vai falar à imprensa em Chicago às 19H15 GMT, antes de viajar para o Havaí, onde passará suas férias.

Segundo a imprensa, ele deve nomear na ocasião o republicano Ray LaHood, 63 anos, para a secretaria dos Transportes.

De acordo com o jornal de Washington, ele deve além disso escolher a representante democrata da Califórnia de origem hispânica Hilda Solis para ocupar o cargo de secretária do Trabalho.

Esta escolha foi comemorada pelos sindicados nacionais. John Sweeney, o presidente da confederação sindical AFL-CIO, a mais importante dos EUA, se disse muito "satisfeito". "Temos certeza de que ela vai fazer do departamento do Trabalho uma de suas missões principais, em defesa dos direitos fundamentais dos trabalhadores", disse ao canal de televisão CNN.

Solis, 51 anos, está entre os membros do Congresso mais ligados à defesa do meio ambiente. Ela faz parte também da comissão de Energia e Comércio e da comissão de independência energética e aquecimento climático na Câmara dos Representantes.

Obama, depois de ter escolhido Bill Richardson como secretário do Comércio, deve completar a formação de sua administração com Ron Kirk para o posto de representante do Comércio, encarregado das negociações comerciais bilaterais e multilaterais para os Estados Unidos, posto atualmente ocupado por Susan Schwab.

Kirk, 54 anos, foi o primeiro prefeito negro de Dallas (Texas, sul). Entre suas novas funções, ele terá principalmente a tarefa de reformar os critérios sociais e ambientais dentro do Acordo de Livre Comércio norte-americano (Alena), segundo o Washington Post.

ao/lm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG