Obama completa 49 anos longe da família

Com mulher e filhas viajando, presidente dos EUA comemora a data em Chicago e lamenta cabelos brancos

iG São Paulo |

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, completa 49 anos nesta quarta-feira, longe da família. A mulher de Obama, Michelle, e a filha mais nova do casal, Sasha, estão na Espanha. A outra filha, Malia, participa de um acampamento de férias.

Na segunda-feira, durante discurso em Atlanta, o presidente falou rapidamente sobre seu aniversário. "Farei 49 anos esta semana", disse Obama. "Tenho muito mais cabelos brancos do que no ano passado."

O porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, disse a jornalistas que "não tem dúvidas" de que a presidência traz "enorme cansaço mental e físico". Ainda assim, disse Gibbs, "Obama gosta muito do seu trabalho".

Nesta quarta-feira, o presidente seguiu normalmente a agenda de compromissos e fez um discurso na central sindical AFL-CIO, onde foi recebido com muitos aplausos. O presidente do sindicato, Richard Trumka, disse que queria oferecer um bolo a Obama, mas a ideia teria sido vetada pelo Serviço Secreto.

Em seu discurso, Obama brincou dizendo que estava "decepcionado". "Provavelmente os agentes do Serviço Secreto estão muito ocupados agora comendo meu bolo", afirmou. À tarde, durante cerimônia de entrega de medalhas a americanos ilustres na Casa Branca, o público cantou parabéns para o presidente.

Com toda a família viajando, Obama vai comemorar o aniversário em um jantar com amigos em Chicago. Depois, passará a noite em sua casa no bairro de Hyde Park. Na quinta-feira ele fará um tour por uma montadora da cidade e participará de eventos de arrecadação para o Partido Democrata.

Para os democratas, o aniversário do presidente é uma oportunidade para conseguir dinheiro para as campanhas dos candidados do partido que disputarão eleições legislativas em novembro.

Além de eventos em Chicago e outras cidades, também foram realizadas iniciativas pela web. Internautas que  assinaram um cartão virtual de aniversário para o presidente, por exemplo, foram convidados a fazer doações ao Partido Democrata.

Com AP e AFP

    Leia tudo sobre: obamaaniversárioeua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG