Obama comemora aprovação de reforma na saúde por deputados

Washington, 1º ago (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, classificou hoje como um passo histórico a aprovação de um dos três projetos de lei para a reforma da saúde em debate na Câmara de Representantes e no Senado.

EFE |

"Este passo histórico tomado (ontem) pela Comissão de Energia e Comércio da Câmara nos deixa mais próximos do que nunca da reforma na saúde", disse Obama.

Encerrados os debates sobre o projeto na Câmara de Representantes, onde a iniciativa foi aprovada com 31 votos a favor e 18 contra, uma versão final do texto será preparada em setembro, assim que o Congresso voltar do recesso de verão.

Em nota, o presidente americano afirmou que a reforma "reforçará a cobertura e as opções dos consumidores". "Ao mesmo tempo, reduzirá custos e melhorará o atendimento".

A votação na Comissão de Energia e Comércio da Câmara de Representantes aconteceu após intensas negociações entre líderes democratas e setores republicanos, pouco antes de o Congresso parar para as férias de verão.

Obama propõe uma reforma que, além de melhorar a qualidade e tornar acessível a cobertura médica, inclua os mais de 45 milhões de americanos que não têm assistência na área de saúde.

Um dos empecilhos para a aprovação da reforma é o seu custo, estimado em US$ 1 bilhão. EFE elv/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG