Obama começa viagem pela Europa com reunião com Merkel

Berlim, 24 jul (EFE).- O candidato do Partido Democrata à Presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, começou hoje a etapa européia de sua viagem internacional com uma reunião com a chanceler alemã, Angela Merkel, na sede da Chancelaria, imagens que foram retransmitidas ao vivo por várias redes de televisão.

EFE |

Merkel e Obama posaram durante vários minutos para as câmeras, mas não deram declarações em público.

Várias dezenas de curiosos e turistas tinham se reunido em frente à Chancelaria para presenciar a chegada do candidato.

O escritório de informação do Governo alemão afirmou que não está previsto nenhum comunicado posterior à reunião.

Na véspera da reunião, a chanceler afirmou que ficava feliz de conhecer Obama, pois, até agora, só havia se encontrado com o candidato republicano John McCain, presente na Conferência de Segurança realizada anualmente em Munique.

Obama deve também se reunir ainda hoje com o ministro de Assuntos Exteriores alemão, Frank-Walter Steinmeier, assim como com o prefeito de Berlim, Klaus Wowereit, ambos social-democratas.

Além disso, o único ponto que está em sua agenda oficial é o discurso que pronunciará às 14h de Brasília na Coluna da Vitória, situada em uma das principais avenidas da capital.

Um dos pontos principais do discurso deve ser o futuro da relação transatlântica e que Obama se comprometa a uma cooperação mais estreita com seus parceiros internacionais caso seja eleito presidente dos Estados Unidos.

Diante da "Obamamania" despertada pelo candidato - 60% dos alemães dizem que comemorariam sua vitória -, especialistas em política transatlântica advertiram, no entanto, sobre expectativas eufóricas demais.

O catedrático em Ciências Políticas Ulrich Sarcinelli, da Universidade de Koblenz-Landau, disse ver com certa preocupação "a 'Obamamania' e o desejo que surja um messias político". EFE ih/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG