WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, começou o ano aprovado por 50% dos americanos, um dos índice mais baixos desde que chegou ao poder, em 20 de janeiro de 2009, informou o instituto Gallup.

AP
Obama tem seu menor índice de aprovação
Obama tem seu menor índice de aprovação
Segundo a pesquisa divulgada nesta quarta, 50% dos americanos aprovam a gestão de Obama e 44% a reprovam.

A título de comparação, dias depois de ter assumido a Presidência, Obama era aprovado por 68% da população.

Ainda de acordo com a nova sondagem, 84% dos democratas aprovam a gestão de Obama. Já entre os independentes e os republicanos, este índice cai para 47% e 14%, respectivamente.

Apesar da queda de popularidade, o apoio ao líder ainda não caiu ao ponto de mais da metade dos americanos desaprovarem sua gestão.

Entretanto, a taxa de aprovação atual está entre as mais baixas para um presidente dos EUA desde a Administração de Dwight Eisenhower (1953-1961).

Apenas o republicano Ronald Reagan (1981-1989), que assim como Obama assumiu o poder quando a nação vivia uma situação econômica difícil, começou seu segundo ano de Governo com uma taxa de aprovação (49%) inferior à de Obama.

Por outro lado, a percentagem de americanos que desaprovam a gestão de Obama (44%) é um pouco maior que a obtida por Reagan (40%) no início do seu segundo ano à frente da Presidência.

Leia mais sobre Barack Obama

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.