Obama cogita nomear republicano Ray LaHood como secretário de Transporte

Washington, 17 dez (EFE) - O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, entrou em contato com o legislador republicano Ray LaHood para oferecer-lhe um cargo em seu Governo, possivelmente como secretário de Transporte, assegurou hoje o jornal The Hill.

EFE |

O periódico, especializado em assuntos legislativos, indicou em seu site que o próprio LaHood confirmou que recebeu uma ligação na terça-feira à noite do próximo chefe de Gabinete de Obama, Rahm Emanuel.

No entanto, LaHood não quis divulgar os detalhes dessa conversa, por considerar que fazer isso "não é uma boa idéia neste momento".

Uma fonte republicana disse ao jornal que LaHood discutiu com Emanuel a possibilidade de ser nomeado titular do Departamento de Transporte americano, a entidade federal a cargo de tudo o que diz respeito à infra-estrutura e segurança viária dos EUA.

LaHood, um republicano centrista da cidade de Peoria, em Illinois, é membro da Comissão de Dotações Orçamentárias da Câmara de Representantes, à qual chegou em 1994.

No ano passado, LaHood já tinha anunciado que planejava se retirar da política.

O Departamento de Transporte americano, liderado agora por Mary Peters, solicitou um orçamento anual de US$ 68 bilhões para o ano fiscal 2009, que começou em outubro.

A agência federal, que conta com pouco mais de 59 mil empregados, tem a seu cargo 10 escritórios operacionais, incluindo a Administração Federal de Aviação e a Administração Federal de Segurança Automotiva, que fiscaliza, por exemplo, o programa piloto de caminhões mexicanos.

A equipe de transição de Obama não quis comentar sobre a possível nomeação de LaHood.

Como parte de sua busca de consenso bipartidário, Obama prometeu durante a campanha eleitoral que, se conquistasse a Presidência, nomearia republicanos em seu Governo.

Obama já anunciou que o secretário de Defesa, Robert Gates, nomeado por um presidente republicano, permanecerá no cargo. EFE mp/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG