Obama chega ao Vaticano para se encontrar com o Papa

O presidente Barack Obama chegou nesta sexta-feira ao Vaticano para seu primeiro seu primeiro encontro com o Papa Bento XVI.

AFP |

A reunião acontecerá durante a tarde, um horário excepecional para o Vaticano, que costuma programar as audiências particulares para a manhã.

O presidente americano foi recebido pelo número dois do Vaticano, o cardeal Tarcisio Bertone, no pátio de São Damaso do palácio apostólico.

Segundo a Casa Branca, Bento XVI e Obama conversarão com "franqueza" sobre todos os temas, inclusive sobre o aborto e os direitos dos homossexuais.

"Creio que vão falar com franqueza", afirmou Robert Gibbs, porta-voz de Obama, aos jornalistas que o acompanhavam em sua viagem à Itália para participar da cúpula do G8.

"Os dois concordam sobre muitos temas", destacou Gibbs. "Sabemos que o Papa sem dúvida compartilha a opinião do presidente sobre a necessidade de reduzir as armas estratégicas".

O porta-voz da Casa Branca também ressaltou que Bento XVI aprova a política de Obama de estender a mão aos muçulmanos.

"Embora não compartilhemos a mesma visão sobre alguns temas, podemos dialogar e alcançar progressos sobre assuntos como a gravidez não desejada e a adoção", disse Gibbs.

Segundo a Casa Branca, Obama considera seu primeiro encontro com o Papa "como um momento muito profundo", devido ao peso de Bento XVI como líder espiritual de mais de um bilhão de católicos.

Depois do encontro no Vaticano, Obama partirá para Gana, na África.

bur-kv/cn/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG