Obama chega ao Capitólio para cerimônia de posse

Washington, 20 jan (EFE).- Barack Obama, acompanhado de George W.

EFE |

Bush, chegou ao Capitólio às 11h (14h de Brasília) para a cerimônia que o transformará no 44º presidente dos Estados Unidos e pronunciar seu discurso de posse.

A cerimônia, que será exibida ao vivo em Washington a partir do Mall, o parque situado em frente ao Capitólio, por um público que poderia chegar a dois milhões de pessoas, começará meia hora depois.

O presidente eleito fez o curto percurso entre a Casa Branca e o Capitólio, de cerca de dois quilômetros, no mesmo veículo que George W. Bush, acompanhado de perto por outro carro no qual estavam Laura Bush e Michelle Obama.

A cidade está rodeada por impressionantes medidas de segurança e, apesar de o dia ser ensolarado, o frio é muito intenso.

Só é possível chegar ao centro de Washington a pé ou através do metrô.

O ponto alto do dia é a cerimônia de posse, uma tradição americana que consiste basicamente no juramento do cargo pelo presidente sobre um exemplar da bíblia, nas escadarias do Capitólio.

Obama fará seu juramento perante o presidente do Tribunal Supremo John Roberts, enquanto o vice-presidente Joe Biden tomará posse diante do juiz do Supremo John Paul Stevens.

A cerimônia está prevista para começar às 11h30 (14h30 de Brasília), e estará pontuada por apresentações musicais - entre elas uma de Aretha Franklin -, pela leitura de poemas e por invocações religiosas, como a realizada por Rick Warren, que lidera uma das maiores congregações do país.

Após o juramento, Obama pronunciará seu discurso de posse, no que normalmente o presidente estabelece as bases dos valores e princípios que regerão seu mandato e que, nesta ocasião, girará em torno da responsabilidade individual e coletiva, segundo seus assessores. EFE mla/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG