Obama chega ao Afeganistão

O candidato à Presidência dos Estados Unidos pelo Partido Democrata Barack Obama chegou ao Afeganistão neste sábado como parte de uma viagem por Ásia, Oriente Médio e Europa, confirmou seu principal assessor Robert Gibbs, em Washington.

AFP |

"Recebi uma ligação telefônica na qual fui informado que o senador Obama aterrissou no aeroporto de Cabul, Afeganistão", afirmou Gibbs.

Gibbs disse que Obama saiu de Washington na sexta-feira e que parou no Kuwait para visitar as tropas norte-americanas que estão mobilizadas neste país.

Interessado em reforçar sua credibilidade no cenário internacional, Barack Obama é aguardado nos próximos dias na Europa e no Oriente Médio para sua primeira grande viagem pelo exterior.

Sua visita ao Afeganistão não foi anunciada previamente por razões de segurança.

Durante sua campanha, Obama expressou a necessidade de enviar ao Afeganistão duas novas brigadas de combate, até 10.000 soldados, que seriam enviados provenientes do Iraque, devido o aumento da atividade da milícia islâmica Talibã em território afegão.

O candidato ressaltou também a necessidade de se aumentar o treinamento e de fortalecer o Exército e a Polícia afegãos e pediu um compromisso maior da Europa e da Otan.

mk/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG