Obama chega a Reino Unido para completar viagem pela Europa

Londres, 25 jul (EFE).- O candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, chegou hoje a Londres, procedente de Paris, para completar a última etapa de sua viagem pela Europa, voltada a reforçar suas credenciais em política externa.

EFE |

O avião do senador americano aterrissou no aeroporto de Heathrow, no oeste de Londres, por volta das 17h15 (em Brasília), em um dia no qual não há atos oficiais programados.

Obama se reunirá no sábado com o primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, em sua residência de Downing Street, mas não está previsto que os dois concedam uma entrevista coletiva.

É possível, no entanto, que o candidato democrata se dirija aos jornalistas antes de entrar no escritório de Brown.

Antes de se reunir com o chefe do Governo, Obama se encontrará com o ex-primeiro-ministro Tony Blair, enviado especial do Quarteto de Madri para o Oriente Médio (Estados Unidos, ONU, União Européia e Rússia), e depois verá o líder do Partido Conservador, David Cameron.

A breve visita do senador americano ao Reino Unido vem precedida de escalas na Alemanha e na França, onde hoje mesmo se reuniu em Paris com o presidente francês, Nicolas Sarkozy.

Em entrevista coletiva posterior ao encontro, Sarkozy e Obama ressaltaram a grande coincidência de pontos de vista em assuntos como Irã, Afeganistão, o processo de paz do Oriente Médio e a mudança climática.

Na quinta-feira, na Alemanha, Obama pronunciou um discurso grande na Coluna da Vitória -o único ato público da viagem-, no qual pediu união entre EUA e Europa para enfrentar as ameaças globais do planeta, como o terrorismo e a mudança climática.

Antes, o senador por Illinois se reuniu separadamente com a chanceler alemã, Angela Merkel, e o ministro de Assuntos Exteriores, Frank-Walter Steinmeier, com os quais analisou os focos de conflito internacional.

Londres é a última etapa de uma viagem que, além das capitais européias, levou Obama a Iraque, Afeganistão, Jordânia, Israel e os territórios ocupados palestinos.

O senador republicano John McCain, o adversário de Obama nas eleições presidenciais de novembro, visitou o Reino Unido em março, quando também foi recebido por Brown e Cameron. EFE jm/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG