Obama chega a Praga para participar da cúpula UE-EUA

O presidente americano Barack Obama chegou neste sábado a Praga, sua primeira visita a um país da antiga Cortina de Ferro, para participar no domingo de uma reunião de cúpula com a União Europeia e pronunciar um discurso muito aguardado sobre a proliferação nuclear.

AFP |

O presidente tcheco Vaclav Klaus e o primeiro-ministro demissionário Mirek Topolanek receberam Obama no aeroporto por volta das 18h30 locais (13h30 de Brasília), constataram jornalistas da AFP.

Esta visita é considerada pelos tchecos como o principal evento de sua Presidência semestral da União Europeia.

Obama chegou a Praga proveniente de Estrasburgo (França), onde participou de uma reunião dos dirigentes da Otan, marcada pelo anúncio de novos reforços para o Afeganistão e pela escolha de um novo chefe da Aliança, o dinamarquês Anders Fogh Rasmussen, apesar das reservas da Turquia.

A noite deste sábado deverá ser reservada para um jantar romântico com a sua esposa Michelle, em um restaurante do centro histórico de Praga, segundo a imprensa local.

Principal motivo de sua viagem tcheca, a cúpula UE-EUA prevista para domingo à tarde pode ser eclipsada pelo grande pronunciamento público do presidente americano, que deve ser realizado durante a manhã, na esplanada do Castelo de Praga.

Cerca de 30.000 pessoas são aguardadas para este discurso dedicado à luta contra a proliferação nuclear no mundo.

ylf-sof/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG