Roma, 8 jul (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou hoje à Itália, onde participará da Cúpula do Grupo dos Oito (G8, que reúne os sete países mais desenvolvidos e a Rússia), que acontece até a próxima sexta-feira na cidade de LAquila.

O avião de Obama, que viaja acompanhado da mulher, Michelle, e das filhas, Sasha e Malia, chegou às 10h15 (5h15, Brasília) em um aeroporto militar ao sul de Roma, proveniente de Moscou, onde estava desde a segunda-feira passada.

Em seu primeiro ato oficial durante a viagem à Itália, Obama se reunirá com o presidente Giorgio Napolitano em Roma.

Após seu encontro com Napolitano, o presidente americano irá à L'Aquila, sede da Cúpula do G8, onde será recebido pelo primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi.

Obama e Berlusconi visitarão L'Aquila, cidade devastada após um terremoto em abril que castigou a região de Abruzzos e deixou quase 300 mortos.

O dia terminará com um jantar em que serão debatidos assuntos políticos como a situação em Oriente Médio, Afeganistão e Paquistão, segundo explicou Berlusconi na coletiva de imprensa de apresentação da cúpula.

A Itália, que ocupa a Presidência temporária do G8, convidou para o encontro o Brasil e outros emergentes, como China, Índia, México e África do Sul.

Antes de partir para Gana, Obama será recebido ainda na sexta-feira pelo papa Bento XVI. EFE ebp/rr

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.