Obama bate Romney em 12 Estados-chave, diz pesquisa

Crescimento de apoio do eleitorado feminino com menos de 50 anos impulsiona desempenho do presidente em levantamento

iG São Paulo |

Uma pesquisa realizada em 12 Estados considerados chaves na eleição americana mostra o presidente Barack Obama, do Partido Democrata, nove pontos percentuais à frente do pré-candidato republicano Mitt Romney.

O levantamento do jornal USA Today e do Instituto Gallup foi feito nso Estados da Carolina do Norte, Colorado, Flórida, Iowa, Michigan, Nevada, New Hampshire, Novo México, Ohio, Pensilvânia, Virgínia e Wisconsin.

Saiba mais: Veja o especial sobre eleições americanas

AP
Obama participa de evento de arrecadação em São Francisco, na Califórnia (16/02)

No total, Obama tem 51% das intenções de voto contra 42% de Romney. Há um mês, a vantagem de Obama era de apenas dois pontos percentuais.

O avanço do presidente na pesquisa foi provocado pelo crescimento do apoio do eleitorado feminino, principalmente as com menos de 50 anos. Em fevereiro, Obama tinha a preferência de 50% desse grupo de eleitores, mas agora conta com mais de 60%.

Romney vence o presidente entre os homens com mais de 50 anos, tendo 56% das intenções de voto contra 38% de Obama. A pesquisa tem margem de erro de 4% para mais ou para menos.

Ainda não foi definido se Romney será o rival de Obama nas eleições.

Pela primeira vez em 36 anos, o candidato oficial do Partido Republicano poderá ser decidido somente na Convenção Republicana Nacional em agosto, e não no processo de votação iniciado em janeiro com os cáucuses e primárias.

Para ser nomeado antes da convenção, o pré-candidato tem de conquistar 1.144 delegados (nas primárias e nos cáucuses).

Neste momento, a matemática republicana aponta Romney como candidato principal, com 569 delegados.

O ex-senador Rick Santorum vem em segundo, com 262, enquanto o ex-presidente da Câmara Newt Gingrich tem 136 delegados e o deputado Ron Paul, 71. Dos Estados que ainda não votaram há 1.260 delegados em disputa.

Com AFP

    Leia tudo sobre: euaeleição nos euaobamaromneypesquisademocratasrepublicanos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG