Obama avança na formação de gabinete com novas nomeações

Macarena Vidal. Washington, 17 dez (EFE).- O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, acrescentou hoje novos nomes a seu futuro gabinete, no qual figurarão o senador pelo Colorado Ken Salazar à frente do Departamento de Interior e o ex-governador de Iowa Tom Vilsack no de Agricultura.

EFE |

Salazar será o segundo latino no gabinete de Obama, depois da nomeação do governador do Novo México, Bill Richardson, como secretário de Comércio.

Obama anunciou suas nomeações em coletiva de imprensa em Chicago, a terceira em três dias, na qual os três destacaram a importância da colaboração entre os dois departamentos e o resto da equipe de meio ambiente no Governo.

O presidente eleito, que prometeu fazer da proteção do meio ambiente e da busca por energias alternativas limpas uma de suas prioridades de Governo, reiterou hoje essa mensagem.

"Do modo como conduzimos nossos recursos naturais (...) dependerá não só nossa qualidade de vida, mas também nosso crescimento econômico e nossa energia futura", assegurou.

Obama afirmou que "chegou o momento de um novo tipo de liderança em Washington, que se comprometa com o uso" das terras do país de maneira responsável para beneficiar todas as famílias americanas.

Segundo Obama, à frente de seus respectivos departamentos, Vilsack e Salazar se porão ao serviço dos granjeiros e da política meio ambiental e energética do país e não a favor "dos grandes conglomerados agrícolas e os interesses especiais".

Salazar, que compareceu na coletiva de imprensa com seus característicos chapéu e gravata de caubói, prometeu que colaborará com o Departamento de Energia para reduzir a "dependência do petróleo estrangeiro" e promover a independência energética do país.

À frente do Departamento do Interior, o senador pelo Colorado deverá zelar pelo patrimônio nacional americano e, especialmente, as terras federais.

No Congresso, Salazar se opôs à possibilidade de abrir o Refugio Nacional Ártico no Alasca destinado à prospecção petrolífera, como reivindicavam alguns republicanos.

O senador fez oposição também às propostas do Governo do presidente George W. Bush de explorar o petróleo presente no Colorado, uma questão que ficará pendente para o Governo Obama.

Nas declarações hoje na coletiva de imprensa, Obama destacou o "compromisso permanente" de Salazar.

Vilsack, por sua parte, prometeu trabalhar para manter os recursos naturais americanos e colaborar com o resto dos departamentos do Governo para responder a problemas como o aquecimento global, no momento em que essa tarefa se torna complicada pela crise econômica.

O governador é de um estado eminentemente agrícola e Obama assegurou que, com ele, o setor rural poderá ter certeza que escutará "a todos, desde as pequenas fazendas familiares que alimentam" suas comunidades "às grandes fazendas que alimentam ao mundo".

Com as nomeações anunciadas, "temos a equipe que precisamos para criar milhões de novos empregos que contribuam à limpeza do meio ambiente, para libertar a nosso país da dependência do petróleo e para ajudar a conservar este planeta para nossos filhos", declarou Obama.

"Não é só nossa responsabilidade como americanos, é nossa obrigação como guardiãs da Terra", acrescentou.

As nomeações de Vilsack e Salazar acontecem depois que Obama anunciasse na segunda-feira sua equipe de meio ambiente, que será liderada pelo prêmio Nobel de Física Steven Chu, próximo secretário de Energia.

Fora isso, na terça-feira, o presidente eleito anunciou seu secretário de Educação, Arne Duncan.

A equipe de transição disse que o presidente eleito pode anunciar outras nomeações esta semana, antes de ir para o Havaí, seu estado natal, com sua família, para passar os feriados de fim de ano.

O jornal "The Hill', especializado em assuntos do Congresso, informou hoje que Obama iniciou contatos com o legislador republicano Ray LaHood para oferecer um cargo em seu Governo, possivelmente como secretário de Transporte. EFE mv/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG