Obama assistirá a recepção com líderes da Aliança de Civilizações

Estrasburgo (França), 4 abr (EFE).- O presidente americano, Barack Obama, assistirá na próxima segunda-feira, em Istambul, à recepção que as autoridades turcas oferecerão aos chefes de Estado e de Governo que participam do 2º Fórum da Aliança de Civilizações, mas não deve ir ao jantar nem discursar.

EFE |

Segundo a agenda divulgada pela Casa Branca, Obama visitará Ancara na segunda-feira, onde manterá uma reunião com o presidente turco, Abdullah Gül, e depois irá a Istambul.

Ao chegar, assistirá à recepção, prévia ao jantar, organizada pelas autoridades turcas para os líderes participantes do Fórum da Aliança de Civilizações.

O fórum será inaugurado nesse mesmo dia pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon; pelo primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, e pelo presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero.

A presença de Obama em Istambul enquanto a cidade recebe o Fórum da Aliança de Civilizações gerou especulações sobre a possibilidade de que o presidente americano participasse dos debates ou do encerramento da reunião, e fontes diplomáticas espanholas confirmaram a presença do líder americano.

No entanto, a Casa Branca descartou depois essa possibilidade.

Istambul será a última escala da primeira viagem europeia de Obama, que o levou também a Londres, Estrasburgo (França) e Praga.

EFE mv/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG