Obama apresenta hoje general reformado para Departamento de Veteranos

Washington, 7 dez (EFE).- O presidente eleito Barack Obama apresentará hoje o novo secretário de Assuntos de Veteranos de Guerra, o general reformado e ex-chefe do Exército americano Eric Shinseki, em uma autêntica homenagem a essa classe, que lembra hoje o 67º aniversário do ataque de Pearl Harbour.

EFE |

Em coletiva de imprensa programada para 17h (Brasília), Obama comparecerá junto ao novo secretário de Assuntos de Veteranos de Guerra, um sobrevivente do Vietnã, conhecido por suas críticas ao presidente George W. Bush.

Shinseki, de 66 anos e de ascendência japonesa, é um general condecorado com quatro estrelas e com 38 anos de serviço, que se retirou após a invasão de Bagdá, em 2003.

Em entrevista que será transmitida hoje pela rede de TV "NBC", que teve trechos já divulgados, Obama explica que o general Shinseki compartilha com ele o mesmo "respeito aos que serviram" em campos de batalha.

"Quando penso sobre os sacrifícios que fizeram nossos veteranos e quando vejo como muitos veteranos têm que lutar ainda mais que os que não estiveram na guerra, pelo desemprego, as execuções hipotecárias, os abusos de drogas, a falta de atendimento médico, isso me parte o coração", diz na entrevista o presidente eleito.

Apesar de sua postura crítica, a nomeação de Shinseki gerou elogios, como os do general reformado e ex-secretário de Estado de Bush Colin Powell, que considera que essa foi uma "escolha estupenda".

O general dirigirá uma das maiores agências governamentais do país, que administra os assuntos de saúde e outros benefícios do amplo grupo de veteranos, assim como de suas famílias e sobreviventes.

Na atualidade é a maior agência, após o Departamento de Defesa, com 240 mil empregados. EFE pgp/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG