monitora situação no Oriente Médio - Mundo - iG" /

Obama monitora situação no Oriente Médio

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, monitora a situação na Faixa de Gaza, onde os ataques israelenses, em represália aos lançamentos de foguetes pelo Hamas, mataram mais de 200 palestinos, disse neste sábado um porta-voz no Havaí, onde Obama passa as festas de fim de ano.

AFP |

Obama, que assumirá o cargo em 20 de janeiro, "monitora de perto os acontecimentos mundiais, entre eles a situação em Gaza", disse seu porta-voz para Assuntos de Segurança Nacional, Brooke Anderson.

Mas "há apenas um presidente", frisou, usando uma expressão que Obama tem repetido em várias oportunidades desde sua vitória nas urnas, em 4 de novembro.

Em uma entrevista em julho ao influente jornal "The New York Times", ao se referir ao lançamento de mísseis contra Israel, da Faixa de Gaza, Obama disse que "país algum acharia aceitável ver chover mísseis sobre as cabeças de seus cidadãos".

Sobre a possibilidade de negociações com o Hamas, Obama comentou que seria "reticente em negociar com um grupo que não representa um Estado, que não reconheceria nosso direito de existir, que utiliza o terror como arma e que está profundamente influenciado por outros países".

Hoje, a Casa Branca e o Departamento de Estado americano pediram ao Hamas que suspenda definitivamente o lançamento de mísseis contra Israel.

    Leia tudo sobre: israelobama

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG