Obama apoia aspirações dos palestinos a um Estado

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta quinta-feira no Cairo que seu país apoia as legítimas aspirações dos palestinos a um Estado, ao afirmar que única solução para o conflito com Israel está na que prevê dois Estados.

AFP |

"Os Estados Unidos não darão as costas à legítima aspiração dos palestinos de dignidade, oportunidade e um Estado próprio", afirmou Obama em um esperado discurso na Universidade do Cairo, após mencionar o sofrimento do povo palestino nos últimos 60 anos.

"Não há dúvidas de que a situação do povo palestino é intolerável", completou o presidente americano em sua primeira e altamente simbólica visita ao Egito.

Obama também comentou o sofrimento do povo judeu durante séculos e o Holocausto, além de ter afirmado que a negação do genocídio nazista tem sido um sinal de "baixeza, ignorância e grande ódio".

"Ameaçar Israel com a destruição ou repetindo estereótipos infames sobre os judeus é um profundo erro e serve apenas para evocar na mente dos israelenses a maior dor que lembram, enquanto impede a paz que as pessoas da região merecem", insistiu.

"A única solução para as aspirações das duas partes deve ser a de dois Estados, donde israelenses e palestinos vivam em paz e segurança", afirmou Obama.

col/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG