Washington, 24 ago (EFE).- O provável candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, aparece com entre quatro e seis pontos à frente do seu concorrente republicano, John McCain, segundo uma pesquisa publicada hoje pelo jornal americano The Washington Post.

A pesquisa foi realizada em conjunto com a rede de televisão "ABC", entre 19 e 22 de agosto, antes de Obama anunciar a escolha do senador Joe Biden como companheiro de chapa.

Entre os eleitores registrados, 49% apóiam Obama e 43% respaldam McCain. Um detalhe interessante é que 52% dos inclinados a votar no democrata estão "muito entusiasmados" com seu candidato, enquanto apenas 28% sentem o mesmo pelo republicano.

Entre os prováveis eleitores, Obama tem 49% das intenções de voto, e McCain, 45%, segundo a mesma enquete.

Quase metade dos entrevistados (48%) acredita que McCain passa mais tempo atacando seu adversário, contra 29% que vêem essa atitude em Obama.

Além disso, 64% acreditam que a campanha de Obama focou mais a discussão de problemas do país, enquanto 45% dos indagados perceberam o mesmo em McCain.

Os entrevistados demonstraram mais confiança em Obama na gestão de assuntos sociais como o aborto, o casamento entre pessoas do mesmo sexo, a economia e a política energética, enquanto McCain é notado como mais capaz para conduzir a luta contra o terrorismo e as relações dos EUA com a comunidade internacional. EFE jab/wr/sc

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.