Obama anunciará hoje uma iniciativa para erradicar os arsenais nucleares

Praga, 5 abr (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pronuncia hoje um discurso em uma praça de Praga no qual anunciará uma ambiciosa iniciativa para erradicar os arsenais nucleares no mundo.

EFE |

O discurso de Obama coincide com o lançamento por parte da Coreia do Norte do que o Governo dos EUA assegura que se trata de um míssil de longo alcance Taepodong-2.

Segundo disse a Casa Branca, no discurso que apresentará na praça Hradcani da capital tcheca, Obama proporá medidas para "reduzir e em um futuro eliminar os arsenais nucleares, deter a proliferação de armas nucleares em mais países e impedir que os terroristas adquiram armas ou materiais nucleares".

Entre outros aspectos, Obama se comprometerá a reduzir o tamanho dos arsenais nucleares americanos e o papel desse armamento na estratégia de segurança nacional dos EUA.

Além disso, buscará negociar um novo tratado internacional que ponha fim de maneira verificável à produção de materiais de fissão destinados a armamento nuclear, segundo um comunicado da Casa Branca.

As propostas de Obama incluirão também medidas para evitar que o armamento atômico caia em mãos de terroristas, incluindo um novo esforço para proteger materiais nucleares vulneráveis no mundo no prazo de quatro anos.

Durante sua estadia em Praga, o presidente dos Estados Unidos também realizará uma cúpula com a União Europeia, com a qual abordará o aprofundamento da colaboração em áreas como a política externa, a luta contra a mudança climática ou a crise econômica. EFE mv/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG