Obama anuncia novos secretários do Interior e da Agricultura

WASHINGTON - O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou hoje a escolha do senador Ken Salazar como seu secretário do Interior e do governador de Iowa, Tom Vilsack, como seu secretário de Agricultura.

Redação com agências internacionais |

Em entrevista coletiva em Chicago, a terceira em três dias, Obama afirmou que uma das tarefas de Salazar, até então senador pelo Colorado, será colaborar com a equipe de energia no governo para usar os recursos naturais do país de maneira responsável.

Salazar, de 53 anos e de origem latina, se reuniu durante o fim de semana com assessores do presidente eleito para discutir sua nomeação.

O senador democrata pelo Colorado é um ativista ambiental que foi procurador-geral do estado antes de chegar virar legislador.

A secretaria de Assuntos Internos tem por missão assegurar a gestão dos recursos naturais e supervisionar o trabalho de agências como a de Desenvolvimento do Território, os parques nacionais e o Instituto Geofísico Americano (USGS).


Obama anuncia Ken Salazar como próximo secretario do Interior / AP

Secretaria da Agricultura

Tom Vilsack, ex-governador do Estado agrícola de Iowa, será nomeado secretario da Agricultura no governo de Obama.

Vilsack, 58 anos, chegou a ser por um breve período adversário de Barack Obama na corrida à indicação democrata para a Casa Branca, mas deixou a disputa muito cedo, no início de 2007. Em seguida, passou a apoiar a senadora por Nova York Hillary Clinton.

Tom Vilsack foi eleito governador de Iowa duas vezes: em 1998 e, depois, em 2002 para dois mandatos de 4 anos.


Obama anuncia Tom Vilsack como secretário da Agricultura / AP

Leia mais sobre Obama

    Leia tudo sobre: obama

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG