Obama anuncia novos secretários de Interior e Agricultura

Washington, 17 dez (EFE).- O presidente eleito dos Estados Unidos, o democrata Barack Obama, anunciou hoje a escolha do senador Ken Salazar como seu secretário do Interior e do governador de Iowa, Tom Vilsack, como seu secretário de Agricultura.

EFE |

Em entrevista coletiva em Chicago, a terceira em três dias, Obama afirmou que uma das tarefas de Salazar, até então senador pelo Colorado, será ajudar o Departamento de Energia a promover o uso responsável dos recursos naturais do país.

"Chegou o momento de um novo tipo de liderança em Washington, que se comprometa com o uso responsável de nossas terras, para que todas as nossas famílias sejam beneficiadas", afirmou o presidente eleito.

À frente de seus respectivos departamentos, Vilsack comandará a política agrícola dos EUA e Salazar trabalhará a serviço das novas diretrizes ambientais e energéticas, e não a favor "dos grandes conglomerados agrícolas ou de interesses especiais", disse Obama.

Salazar, que compareceu à entrevista coletiva com seu característico chapéu de caubói e uma típica gravata de rancheiro, prometeu que ajudará o Departamento de Energia a reduzir a dependência do país em relação ao "petróleo estrangeiro" e a promover a independência energética dos EUA.

Vilsack, por sua vez, prometeu trabalhar pela conservação dos recursos naturais americanos e colaborar com o resto do Governo nas respostas ao aquecimento global.

As nomeações de Vilsack e Salazar foram anunciadas depois que, na segunda e na terça-feira, Obama apresentou os futuros secretários de Energia e de Educação, o prêmio Nobel de Física Steven Chu e Arne Duncan, respectivamente. EFE mv/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG