Obama anuncia novo diretor de inteligência dos EUA

General aposentado é indicado para coordenar ação entre as agências de inteligência do país

AFP |

O presidente Barack Obama nomeou neste sábado o general aposentado James Clapper como novo diretor de inteligência nacional, selecionando um veterano de defesa para coordenar a ação entre as diversas agências de inteligência dos Estados Unidos.

Obama, que anunciou a indicação nos jardins da Casa Branca, fez um apelo para que o Senado aprove o nome de Clapper com rapidez.

AP
Clapper discursa após ser indicado por Obama na manhã deste sábado na Casa Branca

Clapper, subsecretário de defesa para inteligência e um general aposentado, substituirá Dennis Blair, que renunciou do posto no mês passado na primeira mudança importante do time de segurança nacional de Obama.

"Com quatro décadas de serviço à América, Jim é um dos mais experientes e respeitados profissionais de inteligência do país", disse Obama. Clapper "possui uma qualidade que eu privilegio entre todos os meus assessores: uma vontade de dizer aos responsáveis o que precisam saber, embora não seja o que querem escutar", afirmou Obama.

O posto que Clapper deve assumir foi criado em 2004 pelo então presidente George W. Bush em uma tentativa de superar problemas de cooperação entre as diferentes agências expostos pelos ataques do 11 de Setembro de 2001.

    Leia tudo sobre: ObamaEstados UnidosCasa Branca

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG