Obama anuncia nesta semana calendário para retirada do Iraque, diz Biden

WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciará ainda nesta semana um calendário para a retirada da maior parte das tropas no Iraque, declarou nesta quarta-feira o vice-presidente americano, Joe Biden.

Redação com EFE |



Em entrevista à emissora "NBC", Biden afirmou que Obama "vai fazer o anúncio na sexta-feira ou muito em breve".

"O presidente vai explicar (o calendário) em detalhes e acredito que o público americano entenderá exatamente o que estamos fazendo e concordarão conosco", declarou o vice-presidente.

"Vamos cumprir um compromisso de campanha", indicou.

Obama, que deve visitar na sexta-feira uma base militar na Carolina do Norte, tinha prometido retirar as tropas de combate americana em um prazo de 16 meses após sua chegada à Casa Branca.

Segundo fontes da administração, o presidente poderia anunciar a saída da maior parte dos militares no Iraque para agosto de 2010.

A retirada das tropas nessa data representaria um atraso de três meses em relação à promessa eleitoral de Obama.

O atraso aconteceria para atender as preocupações dos comandantes militares, que temem que uma retirada muito precipitada ponha em risco as conquistas obtidas na segurança no Iraque.

O plano que Obama anunciará prevê que, depois de agosto de 2010, permaneçam no Iraque entre 30 mil e 50 mil soldados americanos para desenvolver funções de treinamento e apoio aos efetivos iraquianos.

Atualmente estão desdobrados no país árabe cerca de 142 mil militares dos Estados Unidos, o equivalente a 14 brigadas de combate e suas tropas de apoio.

Leia mais sobre Iraque

    Leia tudo sobre: iraque

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG