Obama anuncia cúpula sobre reforma da saúde com os republicanos

Washington, 7 fev (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou hoje a realização de uma cúpula sobre a reforma da saúde da qual participarão legisladores democratas e republicanos no final deste mês.

EFE |

Obama disse em declarações à rede "CBS" antes do começo do Super Bowl, a final do campeonato de futebol americano, que quer que os republicanos "ponham suas ideias sobre a mesa".

"Quero consultar muito de perto com nossos colegas republicanos", declarou o presidente, destacando que a ideia é que "republicanos e democratas analisem sistematicamente as melhores ideias sobre como avançar".

A reforma do sistema de saúde dos EUA foi ao longo de 2009 a grande prioridade legislativa de Obama.

No entanto, está estagnada no Congresso após a vitória no mês passado em eleições parciais no Senado do republicano Scott Brown, que pôs fim à maioria absoluta dos democratas na Câmara Alta.

Desde então, o presidente e os líderes democratas no Congresso tentam encontrar uma via para levar adiante a medida, à qual os republicanos se opõem taxativamente e sobre a qual os eleitores americanos se mostram céticos.

A Casa Branca informou que na reunião, que será realizada no dia 25 de fevereiro, é esperada a participação dos líderes tanto republicanos como democratas de ambas as câmaras do Congresso. EFE mv/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG