Obama anuncia ajuda de US$ 73 mi para o Zimbábue

Washington, 12 jun (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou hoje a concessão de US$ 73 milhões em ajuda humanitária ao Zimbábue, quantia que será entregue diretamente aos cidadãos do país africano e não ao Governo do presidente zimbabuano, Robert Mugabe.

EFE |

Obama fez o anúncio hoje durante uma reunião com o primeiro-ministro do Zimbábue, Morgan Tsvangirai, no Salão Oval.

O presidente americano explicou que não entregará a ajuda ao Governo "porque seguimos preocupados quanto à consolidação da democracia, dos direitos humanos e do Estado de Direito" na nação africana.

Em suas críticas ao Governo zimbabuano, Obama claramente poupou Tsvangirai, de quem o presidente americano destacou "sua liderança e sua coragem" e expressou sua vontade de cooperar com ele.

"Vimos progressos por parte do primeiro-ministro em circunstâncias muito difíceis", afirmou o chefe de Estado americano, que citou o controle da hiperinflação e a melhora da capacidade industrial.

Por outro lado, Mugabe "frequentemente deixou de levar em conta os interesses do povo zimbabuano e resistiu às mudanças democráticas que devem acontecer".

Ex-líder da oposição, Tsvangirai se tornou primeiro-ministro em fevereiro mediante um acordo para compartilhar o poder com o presidente Mugabe.

O acordo aconteceu após meses de tensões depois de as eleições de 2008 terem dado a vitória a Tsvangirai, algo que o regime de Mugabe se negou a reconhecer.

"Alcançamos progressos, mas continua havendo problemas", reconheceu o primeiro-ministro, que se encontra em uma viagem pelo Ocidente com o objetivo de obter ajuda para seu país.

A reunião de hoje é a segunda de Obama com um presidente africano. No mês passado, ele se encontrou com o tanzaniano Jakaya Kikwete.

O presidente americano deve fazer sua primeira visita oficial à África em julho, quando passará por Gana antes de ir para Rússia e Itália. EFE mv/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG