Obama ampliará prerrogativas do Conselho Nacional de Segurança

O presidente Barack Obama reorganizará o Conselho Nacional de Segurança (NSC, sigla em inglês) dos Estados Unidos, ampliando o órgão e dando-lhe prerrogativas sobre um maior número de temas, revelou seu assessor para Segurança Nacional, citado neste domingo pelo jornal The Washington Post.

AFP |

O novo organismo será "significativamente diferente" do que era antes da chegada de Obama ao poder, disse o general James Jones. "O mundo em que vivemos mudou tanto durante a última década que organizações que foram criadas em função de certos critérios já deixaram de ser úteis", explicou.

Criado em 1947 para ajudar o presidente a formular a Política Externa e Militar americana e coordenar o trabalho do Departamento de Estado e do Pentágono, o NSC viu sua influência aumentar na presidência de John F. Kennedy, no início dos anos 1960.

As competências do NSC se verão ampliadas muito além de seu âmbito tradicional, e outros membros do governo, à margem dos secretários de Estado e da Defesa, poderão se somar ao órgão, em função dos temas abordados.

sg/tt

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG