experiência com escolha de Biden como vice, diz imprensa - Mundo - iG" /

Obama agrega experiência com escolha de Biden como vice, diz imprensa

Washington, 24 ago (EFE) - O candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, agrega experiência à sua campanha com a escolha do senador Joe Biden para concorrer à Vice-Presidência americana em sua chapa, afirmou hoje a imprensa. Um veterano acrescenta experiência em assuntos mundiais, afirmou o jornal The Washington Post em seu editorial, um dia depois de Obama apresentar o senador por Delaware como seu companheiro de chapa. Biden, de 65 anos, está há 35 no Senado, e sua experiência pode acalmar aqueles que se preocupam com a pouca experiência de Obama em assuntos mundiais, acrescentou o editorial. Para o jornal The New York Times, a escolha de Biden fortalece as credenciais da chapa democrata em política externa e dá a Obama um candidato combativo quando se encaminha para a luta com o (candidato republicano à Casa Branca) senador John McCain. Em Biden, Obama escolheu um senador conhecido por sua experiência em assuntos internacionais, mas também por sua destreza no combate político, acrescentou o New York Times. Por sua parte, o jornal The Boston Globe destacou que, se Obama pretende sanear a cultura política de Washington, escolheu como seu escudeiro uma eminência parda, não um rosto novo. Comparado com Obama, que freqüentemente é descrito como calmo e emotivo, o senador Joe Biden é direto e despreocupado, acrescentou. O jornal The Christian Science Monitor comentou que Obama diz que representa um ...

EFE |

Ao optar por Biden, "Obama se expôs a duas críticas: a de que está compensando sua pouca experiência, como (o presidente dos EUA) George W. Bush fez quando escolheu Dick Cheney, e que a inclusão de Biden enfraquece o argumento de Obama segundo o qual a sabedoria é mais importante do que a experiência", disse o "Los Angeles Times".

"É preciso dar crédito a Obama, porque não permitiu que estas objeções táticas o impedissem de escolher um companheiro impressionante", acrescentou.

Quando um candidato presidencial escolhe seu companheiro de chapa, "deve se perguntar: É importante escolher alguém que me ajude a ganhar a eleição ou alguém que me traga benefícios se eu realmente ganhar?", destacou o jornal "Chicago Tribune". "Com sua escolha de Joe Biden, Obama sabiamente optou pelo último".

"O fato de Obama ter escolhido Biden sugere que ele não se intimida com os colaboradores e conselheiros fortes e conhecedores que possam questionar seu pensamento e que assumam tarefas importantes", acrescentou.

Uma análise do jornal "The Miami Herald" indicou que "Obama escolheu o certo em vez do duvidoso, e a experiência em lugar da mudança".

"Biden mostrou imediatamente que está pronto para assumir o papel tradicional de combatente agressivo e descreveu McCain como um homem muito rico que não consegue entender os problemas do cidadão comum", disse o jornal. EFE jab/wr/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG