Washington, 5 nov (EFE) - O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, agradeceu hoje, em uma mensagem em espanhol, o apoio mostrado pela comunidade hispânica ao longo da campanha eleitoral que o levou à Casa Branca. Juntos, alcançamos a meta. Juntos, demonstramos ao país -e ao resto do mundo- que a mudança é possível, afirmou o democrata em um texto publicado em seu site.

Obama agradece na mensagem tanto sua equipe de campanha, autoridades e celebridades, quanto os voluntários e anônimos que foram difundindo sua mensagem ao longo do país.

"Obrigado a todos os nossos voluntários pelos quilômetros percorridos, pelas casas visitadas, pelos telefonemas, pelas doações de campanha e pela paixão por este movimento. Obrigado por continuarem conosco até o final, até durante os dias mais difíceis", disse no texto.

Entre as personalidades de origem hispânica, Obama menciona na nota a cantora colombiana Shakira e a atriz Eva Longoria, da série "Desperate Housewives".

Também expressou sua gratidão ao governador do Novo México, Bill Richardson, ao prefeito de Miami, Manny Díaz, e "a todos os congressistas democratas e republicanos que se uniram" à sua campanha.

Segundo dados publicados hoje pelo Conselho Nacional da Raça (NCLR, em inglês), mais de dez milhões de eleitores latinos votaram.

Este dado representa um aumento de 32% da participação hispânica em relação às eleições de 2004.

A presidente do NCLR, a organização nacional de apoio e defesa dos direitos civis dos latinos, Janet Murguía, assegurou que sua mensagem "foi alta e clara: o voto latino conta".

"Nossa comunidade demonstrou o papel que temos e que continuaremos tendo no processo político deste país. Inspira-nos a motivação dos votantes latinos, particularmente daqueles que votaram pela primeira vez e ultrapassaram as barreiras da linguagem para fazer ouvir sua voz nesta eleição", assegurou. EFE ag/db

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.