Obama agradece ao Congresso por estender plano de saúde pública para crianças

O presidente Barack Obama felicitou nesta sexta-feira o Congresso por aprovar um projeto de lei que estende a cobertura da saúde pública para mais quatro milhões de crianças no país, o que foi uma vitória para seus planos de reforma no setor.

AFP |

O Senado aprovou o lei com 66 votos contra 32 no início da madrugada desta sexta, sendo que apenas nove republicanos votaram a favor.

"Enquanto o agravamento da situação econômica faz com que as famílias percam seus trabalhos e seguros de saúde, é vital que redobremos nossos esforços para garantir que cada criança nos Estados Unidos tenha uma cobertura de saúde acessível", afirma Obama em um comunicado.

"Por isso estou contente que o Senado tenha se unido à Câmara de Representantes, aprovando esta legislação bipartidária para proporcionar seguros de saúde para crianças cujas famílias foram as mais afetadas pela situação econômica".

A medida é similar a uma legislação vetada duas vezes pelo ex-presidente George W. Bush.

O projeto de lei, que havia sido aprovado antes por 289 votos contra 139 na Câmara de Representantes, renova o programa de seguro de saúde para as crianças (SCHIP, sigla em inglês), mantém a cobertura para sete milhões de crianças e a estende para mais quatro milhões.

O programa é financiado parcialmente por um aumento dos impostos sobre o cigarro.

col/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG