ameaça genuína à segurança dos EUA - Mundo - iG" /

Obama afirma que Irã é ameaça genuína à segurança dos EUA

Washington, 9 jan (EFE).- O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou hoje que o Irã representa uma ameaça genuína para a segurança nacional americana.

EFE |

Em entrevista coletiva nos escritórios de sua equipe de transição para apresentar os responsáveis pela área de inteligência, Obama prometeu uma "atitude prática e pragmática em direção à política externa".

No entanto, insistiu em que ainda não é o presidente americano, e, portanto, não quer se envolver em questões de política externa até 20 de janeiro, quando assumirá o cargo.

Questionado especificamente sobre o Irã, Obama destacou que o regime de Mahmoud Ahmadinejad é "uma ameaça genuína à segurança nacional", e afirmou que falará mais sobre a questão assim que assumir a Presidência.

O governante eleito, que durante a campanha eleitoral criticou duramente o programa de torturas contra os suspeitos de terrorismo da CIA (agência central de inteligência americana), ressaltou que, em seu Governo, os "EUA não torturarão e respeitarão as convenções de Genebra".

"Os EUA respeitarão os ideais e as idéias mais altas, e esta é uma encomenda clara que fiz" a Leon Panetta, que ficará à frente da CIA, e ao ex-almirante Dennis Blair, o novo diretor nacional de Inteligência. EFE mv/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG