Obama afirma estar mais otimista que em 2008

Presidente agradece aos democratas de Iowa e diz que seus partidários permitiram o fim da Guerra do Iraque e a reforma da saúde

iG São Paulo |

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama , declarou na terça-feira estar mais otimista agora do que há quatro anos, quando venceu o caucus de Iowa , que abriram o caminho para a sua eleição na Casa Branca. "Em alguns aspectos, agora sou mais otimista que quando concorri pela primeira vez. Já vimos algumas mudanças. O ano de 2012 se baseará em lembrar aos americanos quão longe avançamos."

Candidato à reeleição: Pior rival de Obama é seu próprio governo
Redes sociais: Internet será arma crucial na campanha presidencial dos EUA

Divulgação / Casa Branca
Obama sorri durante reunião na Casa Branca (08/07)

Por meio de uma teleconferência com simpatizantes de seu partido em Iowa, ele agradeceu aos democratas desse Estado e assegurou que eles "permitiram o fim da Guerra do Iraque e a aprovação da reforma do sistema de saúde".

A conversa de Obama com simpatizantes democratas em Iowa coincide com a realização, na noite de terça-feira, do caucus republicano de Iowa , com o quais se dá início à disputa pela designação como candidato oficial na próxima convenção republicana, em agosto, na Flórida.

O presidente aproveitou a ocasião para criticar os republicanos por "apoiarem cortes de impostos aos mais endinheirados", e reiterou seu compromisso para que todos os cidadãos tenham uma "oportunidade justa". "Fizemos muitas coisas e temos ainda muitas outras para fazer. Por isso precisamos de mais quatro anos."

Apesar de ter a candidatura democrata assegurada , analistas destacam que Obama pode sofrer com os efeitos do desgaste provocado pela crise econômica e o desemprego.

Caucus em Iowa

Marcando o início da corrida presidencial, o Estado do meio-oeste realizou o caucus na terça-feira, dando uma vitória apertada ao pré-candidato republicano Mitt Romney nessa prévia.

A disputa só foi decidida nos últimos minutos de apuração, deixando Romney com uma diferença de apenas oito votos sobre o segundo candidato, Rick Santorum . Eles ficaram tecnicamente empatados, com quase 25% de votos cada.

O resultado oficial foi divulgado somente na madrugada desta quarta-feira: Romney conquistou 30.015 votos (24,5%), e Santorum, 30.007 (24,4%). O congressista Ron Paul, que também começou a apuração empatado com Romney e Santorum, acabou em terceiro lugar, com 21% dos votos. Em quarto ficou o ex-presidente da Câmara Newt Gingrich, com 13,3%.

Com AFP e EFE

    Leia tudo sobre: eleição nos euaobamacaucus iowaiowaromneysantorumrepublicanosdemocrataseua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG