Obama afirma diz EUA começam a progredir mesmo com o desemprego

Washington, 8 mai (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou hoje que passo a passo seu país começa a mostrar progressos contra a crise econômica, apesar de no mês passado 539 mil postos de trabalho terem sido perdidos.

EFE |

As declarações do presidente na Casa Branca acontecem depois de o Departamento do Trabalho informar que essas perdas de emprego são as mais baixas nos últimos seis meses.

No entanto, o índice de desemprego em abril chegou a 8,9%, quatro décimos acima dos dados de março, e se transformou no mais alto em 26 anos.

Em um ato para anunciar novas medidas que ajudem os desempregados a se reciclar para conseguir novos empregos, Obama afirmou que é "encorajador" que o número seja mais baixo em um semestre.

"O número de postos de trabalho continuará caindo nos próximos meses, mas passo a passo começaremos a conseguir progressos", assinalou Obama, que lembrou que indicadores como a despesa do consumo começaram a subir ligeiramente.

Os números divulgados hoje indicam que a perda de empregos em abril foi a menor desde os 380 mil de outubro do ano passado.

Desde que começou a recessão americana, em dezembro de 2007, a maior economia do mundo perdeu cerca de 5,7 milhões de postos de trabalho, com uma redução de 4,1% do número de empregados, a maior queda desde a recessão de 1958.

"Se quisermos emergir desta recessão mais fortes que nunca, temos de nos assegurar que nossa força de trabalho estará mais bem preparada que nunca", indicou Obama.

Entre as medidas que anunciou para facilitar a capacitação dos trabalhadores desempregados, o presidente americano informou que serão abertas "as portas ao acesso a uma educação superior e a programas de formação a trabalhadores recentemente desempregados".

"Mediante o investimento em nossos cidadãos sairemos destes tempos difíceis mais fortes que nunca", afirmou Obama. EFE mv/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG